Informatica na Escola

Como era de se esperar a informática vem ocupando seu espaço no cenário escolar. Seu aproveitamento como auxilio a aprendizagem no meio social vem  crescendo  de forma impressionante na sociedade. Por causa dessa mudança rápida o setor educacional vem se organizando para essa nova realidade.

Algum tempo atrás era preciso ter uma justificativa para aplicar a informática nas salas de aulas. Hoje com o avanço da tecnologia já existe um consenso, de quanto é importante o uso desse avanço tecnológico. O que vem sendo discutido é a maneira de com esta sendo levado esse conhecimento na educação.

O objetivo de hoje é dispor a informática no currículo escolar. Colocar o computador  para dar apoio as matérias e aos conteúdos escolares. Além de desempenhar o papel de qualificar os alunos para uma sociedade informatizada.

É de uma estrema relevância que devemos meditar sobre a introdução da informática em um estabelecimento de  ensino, onde se  prepara o homem para sociedade. A espécie humana e a tecnologia, a ciência do tratamento automático e raciocino da informação e o curriculo o processo de inicio da informática e a papel do coordenador da informática.

                                                                O Homem e a Tecnologia

A tecnologia traz  mudança em tudo em que fazemos, igualmente em nosso procedimento, do jeito que  executamos  nossos  conhecimento e também  o relacionamento com a esfera mundial. Hoje  dependemos  do avanço tecnológico, para organizarmos nosso dia a dia através da tecnologia.

informatica e a escolaQuando você usa o editor de texto deixa transparecer o registro do seu pensamento uma copia autentica do original, com suas  próprias palavras servindo-se de uma maquina ocasionando a pessoa uma forma diferente de ler e interpretar o que ele  escreve, aparência essa que se reúne, com motivos, ou  com resultados a um pensar transformado.

Os seres humanos são formados de um conjunto de métodos e processos que modifica e muda a forma do seu pensamento, esses mesmo seres estão  continuamente alterando essa técnica.

Desse mesmo jeito é que devemos compreender a informática. Porque ela não é um instrumento que só precisamos usa-la para apresentar um conteúdo. quando estamos trabalhando com ela estamos sendo transformado pela tecnologia.

                                                       Adaptar a Informática ao Currículo Escolar

O mais importante objetivo, defendido atualmente para se colocar a informática no currículo escolar, esta no efeito de utilizar o computador  como aparelho de apoio as matérias escolares e o objetivo de preparação do aluno para uma sociedade informatizada.

Esse  ponto é muito discutido. No inicio quando os  estabelecimento de ensino começaram a colocar a informática na educação dos alunos, percebeu-se que a inexperiência com essa tecnologia, uma arrumação confusa ou desordenada, muitos estabelecimento de ensino colocaram a informática com a pretexto da modernidade, como elaborar um curso nessa sala de aula, e quem poderia ensinar esse alunos nessa nova disciplina escolar. Foi preciso contratar profissionais que tinha como objetivo ensinar informática, era matéria que não tinha quase nenhum ligação com o ensino, porque o  alvo era a contato com a tecnologia, e fornecer um preparo tecnológico para formação de futuros profissionais.

Com o decorrer do tempo, algumas escolas começaram a colocar a informática educativa porque perceberam o valor e o potencial dessa ferramenta porque os alunos tinham contato com os computadores, e essa ferramenta passaria a fazer parte de apoio as matérias e os conteúdos lecionados nas salas de aula.

O mundo coloca condições de um  conhecimento da realidade, quando colocamos a informática no currículo escolar, dividimos em pequenas partes o conhecimento e fixamos limites no teor e na experiência.

 

Alberto Melo

Se Você gostou deixe seu E-mail na barra lateral

para  receber novas atualizações

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *